10/11/2008

Vida de Jornalista


DÊ ADEUS AO FIM DE SEMANA

“Dá uma saudade do tempo de estagiário”. A afirmação é de alguns jornalistas recém-formados – foca- que foram contratados, principalmente se trabalharem em redação e não sabem mais o que é ter um fim de semana. Folga mesmo só em alguns sábados, pois o domingo é um dia comum em uma redação já que o jornal precisa estar nas mãos dos leitores na segunda bem cedo.

Apesar dessa perca de “regalia”, incrivelmente amamos o que fazemos. E é essa vontade que nos impulsiona cada manhã. Uma forma de ser contratado é sendo free lancer, trabalha com contrato rápido. Eles têm oportunidade de mostrar o trabalho e têm grandes chances de ser efetivado.

Para quem está começando na carreira uma boa dica é ser plantonista. Geralmente faz-se matérias de eventos, onde não dá para trabalhar muito o texto, pois o espaço ´bem pequeno. Não é o sonho de um jornalista fazer esse tipo de matéria. No entanto é por esse caminho que muitos conseguem vaga em uma editoria. O bom é que passa-se pouco tempo nessa função. Nesse meio há ainda aqueles que ingressam com ajuda de um “peixe”. Pessoa que indica, articula para colocá-lo dentro da empresa.

Em todo caso se você busca esse lado mais intenso e emocionante do jornalismo- redação- esqueça o longo fim de semana que desfruta nessa vida de estudante.
Nas raras vezes que tiver tempo de ir à paria levará um livro para "trabalhar" enquanto se tenta relaxar. Afinal um jornalista tem que estar sempre lendo, se atulizando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Gabriele Oliveira.... Parabens Pelo Texto & Pelo Blog.... Eu Sou o Antonio Júlio Ribeiro, Sou de São José Dos Campos SP, Sou Músico & Escritor, Tenho 19 Anos, Comecei Agora Recentimente a Profissão de Escritor, E pretendo Fazer Jornalismo.
Procuro Alguém Inteligente Que Esteja interagida No Assunto, Para Tirar Algumas Dúvidas... Por Favor Se Possível Anota Meu EMAIL:juliomusic2014@hotmail.com
Aguardo Uma Resposta Sua Por Email... Obrigado & Tenhe Um Ótimo Dia!!!