26/11/2008

Quanto ganha um jornalista


Essa é a maior preocupação dos estudantes de jornalismo que estão começando o curso de comunicação. Alguns livros como "O que é ser jornalista?", de Ricardo Noblat, advertem se o que se busca é ganhar muito dinheiro, não encontrarão isso na carreira.
Em parte isso é verdade. O trabalho intelectual é intenso, por isso a carga horária máxima é de cinco horas para ter-se tempo de estudar. O piso salarial para jornalistas de impresso é de R$ 1.090,83, o equivalente a apenas 2,86 salários mínimos.
Existe uma tabela que pode ser encontrada no site da Fenaj que indica o piso salarial para cada função e meio em todos os estados do Barsil. Vou adiantando que a Assessoria de imprensa é onde se ganha melhor. É comum os jornalistas terem dois empregos e ainda fazerem trabalhos como free lancer para complementar a renda.
Mas essas curiosidades são saudáveis. Pode-se dizer que com essa profissão dá para ter uma vida digna, mas se o seu objetivo é ganhar muito dinheiro, essa não é a atividade mais indicada.

12 comentários:

Weslei S. disse...

Obrigado pelo post.
Valew

Caminhada de jornlistas disse...

Obrigada pela resposta.Essa profissão requer esforço,desejo e amor pela profissão.O dinheiro,embora pouco para alguns,não tira o prazer de realizar esse tipo de trabalho.Sonho conseguir uma vaga na universidade e tornar-me uma futura jornalista.

Glenna Cherice

Anônimo disse...

Realmente o amor pela profissão fala mais alto. É por isso que eu quero e vou ser um jornalista.

giovannag disse...

Estiu em uma imensa duvida sobre cursar jornalismo. Adoro escrever, mas nao sei se é isso o que quero. Gosto de contabilidade, publicidade... A área do jornalismo nao é muito lucrativa e isso me preocupa. O que vocês acham que devo fazer ?

Bruna Lima disse...

A ÁREA DE JORNALISMO É FANTÁSTICA,MAS O SALÁRIO DEIXA MUITO A DESEJAR, MAS É AQUELA COISA, A SUA CAPACIDADE É O QUE VAI CONTAR, UM EX. É ALGUEM QUE SE FORMAR EWM DIREITO OU MEDICINA, E VIRA UM MÉDICO DE ''POSTINHO'', OU ADVOGADO CHINFRIM. Isso vai de pessoa para pessoa.E mais uma coisa não escolha uma carreira, pelo salário apenas, pois não adianta nada ganhar bem e não fazer bem feito aquilo que se propos a fazer porque não gosta da profissão escolhida. Pense nisso!

banda peace the pentecost disse...

gostei da postagem se vc tiver face book ou orkut faz o favor de mandar teu mail pra mim preciso falar contigo pois tbm quero fazer faculdade para jornalismo.

banda peace the pentecost disse...

preciso falar com vc então se vc tiver facebook ou orkut me manda teu mail

Bruno disse...

estou no 2 colegial e estou já preocupado em que fazer.. estou indeciso e andei vistando este blog, gostei muito das dicas mas ainda estou em duvida entre .... engenharia civil e jornalismo ... meu msn: brunogomes_bg_@hotmail.com

Unknown disse...

oi, meu nome é Juliane tenho 15 anos e quando eu terminar meus estudos pretendo fazer uma faculdade pra ganhar bastante dinheiro, mais e claro! Em uma areá q eu goste de atuar, enfim estou em duvidas em: Administração & Jornalismo mas pelo visto Jornalismo não tem uma condição financeira boa, e claro q eu n quero ser rica, mais q a areá de profissão seja bem sucedida e bem paga , pois eu pretendo construir uma carreira sendo reconhecida por várias pessoas! Obrigado pelo post (:

Unknown disse...

Ola eu quero fazer jornalismo pq eu quero realizar o sonho de ser uma apresentadora,bjos

axl vida loka disse...

arola juliana abre as pernas por 200 se vc não tiver estria
agora se for frouxa é 50 roial, 30 da sua pepekinha e 20 do quarto dos fundo do motel. Mas se vc for puta de luxo cobre 300 roial pra começar. Agora se quer ser rica e famosa... engravida do mr. catra pq ele vai te dar pensão pra pohhaaa.

axl vida loka disse...

yo luiz henrique mas quando o bolso apertar quero ver o teu amor sustentar a casa.